A JORNADA PARA JERUSALÉM
Por: Pb.Wander H.Cavalheiro
Ao estudarmos as sagradas escrituras podemos tomar conhecimento da trajetória de um povo que foi escolhido por Deus para ser liberto da escravidão e viver em uma terra em que o Senhor havia preparado (a benção ou o objetivo). Mas para chegar a essa terra prometida a nação deveria atravessar o deserto (a prova), entretanto, a despeito de todas as obras maravilhosas que o Senhor realizava no meio deles desde a sua saída do Egito (conversão), até mesmo provendo o mantimento diário para cada um de forma miraculosa (Ex 16.4) (Mt 6.31 e 32), o povo se rebelava contra o Senhor e contra o seu ungido (líder), e tornavam a cometer as mesmas transgressões e ofensas a Deus como quando viviam no Egito (ignorância).
E tal foi à perversão desse povo que o Senhor Deus transferiu a sua benção para a geração que nascera após a saída do Egito, quando ainda viviam peregrinando no deserto, exceto claro, Josué e Caleb que demonstraram ânimo diferente do povo na passagem dos 12 espias, além de se mostrarem homens valorosos por sua coragem sempre que necessário.
Essa não só foi a história do povo do Israel antigo como também tem sido a história de muitas vidas. Um dia recebemos o dom gratuito de Deus que é a salvação e assim somos libertos da nossa vã maneira de viver, saímos do Egito em que vivíamos e o Senhor nos promete conduzir até ao lugar de repouso e alegria eternal, a nossa Jerusalém celestial. Mas durante nossa jornada em direção ao nosso Lar Real encontramos dificuldade e obstáculos que nos levam a pensar que o nosso Deus se esqueceu da aliança que firmou conosco.
E é nesse momento de dúvida que somos tentados a voltar as nossas antigas práticas maléficas e egoístas, uma vez que, somos tomados pela frustração. O que na verdade não nos damos conta é que o nosso Deus está conosco todo o tempo (Mt 28.20) isto incluí dizer mesmo durante as mais árduas provações que o deserto nos aflige, mesmo quando os gigantes como os de Canaã parecem ser incrivelmente capazes de nos amedrontar, e até mesmo quando somos tentados a recuar.
As únicas coisas necessárias para agradarmos ao Senhor é a nossa santificação, ou seja, a separação das nossas vidas para o nosso Deus e a boa vontade de prosseguirmos em nossa jornada, sem murmurar vendo o invisível e crendo no impossível, basicamente posso dizer tendo fé. Nos parece difícil isso, não? Mas o segredo disso é que quando estamos fartos da caminhada pelo deserto é que devemos mostrar o nosso valor assim como Josué e Caleb o fizeram, confiando na palavra daquEle que prometeu e assim se mostraram dignos de alcançarem a sua benção, a terra que mana leite e mel.
Não por nossas próprias forças, mas por que dEle não recebemos um espírito de covardia mas sim de coragem o que nos faz ser homens e mulheres valorosos da parte de Deus. Quando olho para esta história eu vejo a história de muitas pessoas como sendo o povo de Israel, que foi apontado como sendo rebelde, pelo que creio que em algum ponto da sua jornada, tendo a sua visão encoberta pelas dificuldades do deserto deixaram de olhar para o seu alvo, e finalmente deixaram de atentar para o seu Deus.
E assim milhões de pessoas vivem entre o Egito e Canaã tendo ido longe demais para voltar e ao mesmo tempo achando que é difícil prosseguir nessa jornada, então se põem a murmurar e a satisfazer ás suas necessidades de achar alguém culpado pelo seu “aparente fracasso”. É necessário que tomemos uma posição diante dos obstáculos que nos confrontam para que não morramos em meio ao deserto de nossas expectativas estando tão perto de alcançarmos tudo o que sonhamos, pois do contrário certamente iremos perecer acreditando que nunca devíamos ter dado ouvidos a esperança que um dia ardeu em nossos corações.
Porém basta um passo na direção de Deus para que possamos sentir a sua glória, e sermos impactados pela certeza de que Ele nos revestiu de uma força que não sabíamos existir, e então outro passo e assim ficará cada vez menos difícil prosseguirmos nessa jornada. Pois assim como o pai de uma criança que vigia os primeiros passos de seu filho e espera que ele percorra a distância que os separa daquele gostoso abraço, assim também o Senhor nosso Deus nos conforta na certeza de que nos deu o potencial para vencermos esta jornada e quando houver um obstáculo grande demais a nossa frente ele mesmo retirará do caminho, tudo pra que possamos atingir o alvo de nossa fé.
Respire fundo, olhe pro céu e seja grato por ter chegado até aqui. O Senhor te concede milhões de oportunidades todos os dias porque a cada passo mais perto estamos do cumprimento da promessa que mudou as nossas vidas.
Esta mensagem tem a total responsabilidade do autor
Nenhum comentário:
Postar um comentário