Um terremoto diferente
Mateus 27:50-57
Introdução
Desde o principio da terra tem sido abalada por terremotos, e a medida que o fim dos tempos se aproxima eles aumentarão em números e intensidades. Entre os sinais de sua vinda, Jesus destacou este fato. Mas o que aconteceu no calvário foi um terremoto diferente. A natureza foi abalada com a morte do filho de Deus.
1- A natureza do terremoto como milagre
Certamente não foi um terremoto comum, porque:
*Deu-se no instante da morte de Jesus; (v50)
*Foi uma das maravilhas da crucificação;
*Acompanhou o brado de Jesus;
*Abriu os túmulos; (v52)
*Não derrubou a cruz.(Col 2:14,15)
2- O testemunho do terremoto
O terremoto ocorrido no Calvario teve um proposito. Deus não abalaria a terra sem um objetivo. Ficou marcado na memoria da humanidade, como testemunho do preço pago por seu filho, pelo resgate da nossa alma. (IPedro 1:18,19)
Foi um testemunho para todos (v54)
Sinai versus Calvario (Heb 12:18-21)
*Sinai, a miséria e condenação do homem;
*Caalvario, remédio e benção para o homem;
*No Sinai, a terra estremeceu como se fosse de dor;
*No Calvario, a dor do Salvador estremeceu a terra.
O pecado de Adão trouxe o pecado sobre a terra (Gen. 3:17)
A morte de Jesus anulou e trouxe benção a todos. (Rom 5:12-21
Conclusão
A insensibilidade do homem à voz de Deus, as vezes, o leva a falar ao homem por meio de terremotos e outros fenômenos físicos:
*Em Filipos , na Macedonia, foi preciso um terremoto para que o carcereiro ouvisse o evangelho. (Atos 16:26-33). Deus te chama hoje manso e suave, não espere que Ele te envie um terremoto para que possa fazer um concerto com Deus.
Leitura Bíblica
Mateus 27:50 E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito.
51 E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;
52 E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados;
53 E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.
54 E o centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto, e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus.
Colossenses 2:14 Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
15 E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.
I Pedro 1:18 Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,
19 Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
Hebreus 12:18 Porque não chegastes ao monte palpável, aceso em fogo, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade,
19 E ao sonido da trombeta, e à voz das palavras, a qual os que a ouviram pediram que se lhes não falasse mais;
20 Porque não podiam suportar o que se lhes mandava: Se até um animal tocar o monte será apedrejado ou passado com um dardo.
21 E tão terrível era a visão, que Moisés disse: Estou todo assombrado, e tremendo.
Genesis 3:17 E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
Romanos 5:12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
13 Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.
14 No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.
15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
16 E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
18 Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
19 Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.
20 Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
21 Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.
Por Pb. Eliezer de Souza Moura (ADM CAR)
Nenhum comentário:
Postar um comentário