Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.(1 Coríntios 12.1,2)
Atualmente com a propagação do Evangelho, como modismo gospel, onde as pessoas se identificam como sendo cristãos, pelo menos de boca; e pessoas, igrejas criaram inúmeras manias, e trejeitos dos quais falam ser a manifestação do Espírito Santo; só que a bem da verdade não tem nada a ver com o Espírito Santo. Ali vemos emoção, carnalidade, ou demônios, sim eu disse demônios, pois diante do sincretismo religioso em que vivemos, encontramos igrejas que apesar de usarem um nome como sendo igreja Evangélica, na verdade não passam de praticantes de seitas religiosas. “Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema! E ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.” (1 Coríntios 12.3)
Jesus nos ensinou conhecer a fruta pela árvore, ou seja, não podemos aceitar que alguém que se diz cristão, seja um ladrão, um mentiroso, fofoqueiro, maldizente, violento, enganador, caloteiro, adúltero, fornicador, isto por mais que pule nas igrejas, que se digam tomados pelo Espírito Santo, e como sabemos que o nosso Deus não é Deus de confusão.
“Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.” (1 Coríntios 12.4) São vários os dons, mais precisamente nove, e nenhum deles é o de pular; a bíblia não nos dá nenhuma base para ficarmos pulando em igreja dizendo ser tomado pelo Espírito de Deus, mesmo porquê as coisas de Deus são pacíficas, ou seja todos os que estão na presença do Senhor, que estão sendo guiados e dirigidos pelo Espírito, ficam conscientes o tempo todo e tudo sabendo que está fazendo, e sempre com mansidão que é um dos dons do Espírito; não existe manifestação do Espírito que seja discordante do mesmo Espírito. “E há diversidade de Ministérios, mas o Senhor é o mesmo.” (1 Coríntios 12.5) Já Ministério é diferente de dons, mas todos são dados pelo Espírito Santo, uns são chamados para Evangelizar, outros, visitar, ofertar, pregar, ensinar, lidar com crianças, cuidar de enfermos, enfim são vários, mas todos tem que estar de acordo com o mesmo Espírito, com a sua forma de agir, de acordo com a palavra de Deus, e fundamentalmente com o fruto do Espírito Santo. Se existe conflito, se alguém diz estar agindo pelo Espírito, mas com algo discordante do mesmo Espírito, então com certeza tem algo muito errado.
“E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.” (1 Coríntios 12.6)
Todos os dons vem do Espírito Santo, e tudo vem de Deus, Pai, Deus filho, Deus Espírito Santo, as diversidades de operações tem que estar manifestadas nas nossas vidas em sintonia com o caráter de Deus, toda discordância é maligna, e não existe base, fundamento para alegarmos que emoção, exaltação, histerismo, tem alguma coisa a ver com operações do Espírito Santo. “Mas a manifestação do Espírito é dada um para o que for útil.”1 Coríntios 12. 7)
O Espírito Santo só nos dá os dons, e ministérios que são útil para vivermos em santidade, para divulgarmos o Evangelho, para curarmos, expulsarmos demônios, operar milagres, para agirmos segundo a palavra de Jesus, e não para demonstrarmos uma santidade, nunca para nos divertimos. A função principal do Consolador do Pai enviado por Jesus é para expansão do Reino, e a salvação de todos. Leiam e pratiquem a Bíblia. Que Deus os abençoe.
Um abraço
Nenhum comentário:
Postar um comentário